Dicas para participar do Inktober e do Drawlloween

Confira algumas dicas e prepare-se para participar de desafios como o Inktober e o Drawlloween.

Em outubro, costumamos ver desenhistas publicarem nas redes sociais imagens que seguem um mesmo tema, acompanhadas das hashtags #Inktober e #Drawlloween. Repetem a façanha dia a dia, com novos assuntos, durante todo o mês. As duas hashtags estão relacionadas a convites feitos por desenhistas para outros que sentirem vontade de participar dos desafios. O Inktober (trocadilho com as palavras “ink” e “October”) foi criado em 2009 pelo ilustrador Jake Parker e propõe que desenhistas postem na internet desenhos feitos à tinta (ink). Já o Drawlloween (junção das palavras “draw” e “Halloween”) foi criado em 2012 pelo designer Brian Soria com a intenção de homenagear o que conhecemos no Brasil como Dia das Bruxas, comemorado em 31 de outubro. Ambos eventos acontecem simultaneamente e sugerem um tema diferente em cada dia do mês como ponto de partida para as criações dos diversos desenhistas que aceitam entrar na brincadeira.

Você desenha e considera-se apto a encarar os desafios? Saiba que precisará de criatividade, disciplina, dedicação e organização para ser bem sucedido na empreitada. Afinal, são 31 desenhos para cada desafio. Se participar dos dois, terá de produzir 62 ilustrações em um mês. Tal maratona talvez seja rotineira apenas para chargistas, acostumados com prazo tão curto para publicar suas obras diariamente em jornal. Topa participar?

Preparei alguns conselhos que podem ajudar seu esforço. As dicas a seguir não são sobre qual pincel ou marca de nanquim usar em seus desenhos. São sobre aspectos que passei a considerar somente depois que ingressei nos dois eventos ao mesmo tempo. Espero que minha experiência inspire e incentive mais pessoas a se aventurarem.

Dica 1: invista no Inglês.

A maioria dos desafios lançados na internet é feita por gringos. Por isso, compreender uma das línguas mais faladas no mundo pode ser fundamental! Mas não se desespere if you don’t speak english, pois sempre pode consultar um dicionário ou recorrer à ajuda de sites tradutores como Google Translate e Bing Tradutor (ou alternativas como Translate.com ou o Translatr). E também existem grupos nas redes sociais, como o InkTober Brasil, com traduções feitas por seus participantes.

Para evitar equívocos em sua participação no Drawlloween, ser fluente em inglês ajuda a reconhecer os trocadilhos que costumam ser utilizados em temas propostos para alguns dias. Sites que fazem tradução não conseguirão entender a brincadeira em temas como “I Know A Sarcophoguy” (dia 26), “Full Moon Follies” (dia 5) e “toadsday” (dia 17).

Conhecimentos prévios exercem uma influência considerável na inspiração para os desenhos que irá produzir. Quem não conhece a obra “O Médico e O Monstro”, por exemplo, perderá a intertextualidade quando se deparar com o tema “Dr. Jekyll & Mr. Friday” (dia 20). Ou a menção ao filme “Something Wicked This Way Comes” no tema do dia 04. E quem desconhece a banda U2 não identificará uma de suas músicas em “Sunday Bloody Sunday” (dia 29). Conhecer um pouco sobre a cultura inglesa também é recomendável, já que o tema do último dia só tem sentido se associado à tradição que o Drawlloween homenageia: o Halloween. Não são todas as pessoas que conhecem a expressão “doce ou travessura / gostosuras ou travessuras”.

Dica 2: Planeje-se, antecipe-se!

Procure desenhar com dias de antecedência. Se você trabalha, provavelmente terá de produzir os desenhos da próxima semana no sábado ou no domingo. A vantagem do Inktober e do Drawlloween é que seus idealizadores disponibilizam todos os 31 temas do mês em uma tacada só. Você não precisa aguardar serem liberados parcialmente. Em 2017, o Drawlloween revelou a promp list com mais de um mês de antecedência, em 23 de agosto. E o Inktober, no dia 11 de setembro. Ter um prazo maior para pesquisar referências é o sonho da maioria dos desenhistas.

Meu segredo: depois que as imagens estão prontas, até a legenda das postagens eu preparo com antecedência. Salve as suas na nuvem (utilize Google Drive, Google Keep, OneDrive, Evernote, qualquer drive virtual ou aplicativo de notas) para que possa acessar por meio do smartphone na hora de publicar em suas redes sociais.

Dica 3: Compartilhe e divulgue sua arte.

Não seja tímido e mostre seu talento para o mundo. É claro que respeito a decisão de quem quer participar apenas para treinar e desenvolver sua habilidade de arte-finalizar um desenho. Mas a maior graça da brincadeira está em conferir o que cada artista produziu sobre cada tema. Quanto mais pessoas postarem suas obras, melhor!

Ao publicar em suas redes sociais, utilize as hashtags propostas por cada desafio – #Drawlloween e #Inktober (acompanhadas do ano ou não) – , pois ajudam os idealizadores a encontrar suas postagens e compartilhá-las nas páginas oficiais do desafio, promovendo uma boa divulgação de sua arte.

Você pode postar diariamente ou programar postagens automáticas semanalmente, utilizando sites como HootSuite, Buffer ou Kuku (este último não é gratuito). Se tiver levado a sério a dica anterior, poderá programar as postagens do mês inteiro.

Por último, saiba receber a opinião das pessoas sobre cada desenho que postar. Esteja preparado para elogios e críticas. Seja inteligente para filtrar o que merece ser considerado e o que deve ser ignorado. Saiba discernir os conselhos de quem entende do assunto e os pitacos de alguém que pode estar apenas com inveja do seu talento. Desanimar em algum momento ou outro é normal, mas permanecer desanimado é inadmissível. Utilize todo feedback que receber a seu favor, para melhorar e sempre aprender mais. Nenhum artista está totalmente pronto. Lembre-se de que desenhistas são como atletas que precisam se sacrificar e treinar todos os dias para se aproximar da perfeição.

Dicas bônus

Calendario-Thumbnails-Inktober-e-Drawnlloween-(Eric-Ricardo)
Costumo gerar uma cópia do calendário para anotar as primeiras ideias que tenho para cada tema do desafio. Em cada quadro, posso escrever alguns tópicos ou desenhar thumbnails que me permitam lembrar o que produzir posteriormente, em cada dia do mês. Para quem gostou do método, disponibilizei para download um arquivo para cada desafio (Inktober2017 e Drawlloween2017). São tabelas simples que gastam pouca tinta da minha impressora, e que me ajudam a planejar melhor a produção dos desenhos. Façam bom proveito!
drawlloween_calendar_status
Quando posso adiantar a produção das imagens, costumo fazer marcações numa cópia digital do calendário com as seguintes cores: verde para as ilustrações que ficaram prontas, amarelo para as que comecei mas ainda precisam ser finalizadas e, às vezes, azul para as que ainda possuem algum detalhe para revisar.

Bom, espero que essas dicas facilitem sua jornada. Participar de desafios saudáveis como esses possui várias vantagens. Boa sorte! Divirta-se!

Confira a minha participação nestes eventos em #Drawlloween2016 e #Inktober2016 e me siga no Instagram para mais novidades.

Um comentário em “Dicas para participar do Inktober e do Drawlloween

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑